quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Para ser amigo de um cão

Pandora, um dos meu xodós no Augusto Abrigo - curiosa, agitada e carinhosa.
A gente ouve a três por quatro a frase: O cão é o melhor amigo do homem. Mas antes de entender um cão, é preciso saber se você sabe o que é um amigo...

Amigo é alguém com quem se compartilham bons e maus momentos. Alguém que fica feliz com as nossas conquistas e chora com as nossas perdas. Que está por perto sempre, mesmo que “sempre” signifique apenas as noites e os fins de semana.
Um bom amigo não repara se a gente é gordo ou magro, se usa ou não usa perfume, se a gente tem a pela branca, negra, amarela, azul-turquesa. Não liga se a gente é manco, cego, deformado, queimado, enfim, se a gente é sadio ou tem deficiências.
Amigo, aquele amigo que todos nós queremos e precisamos ter, é um sujeito enjoado, às vezes! Acorda de mau-humor, sai esbarrando em tudo o que vê pela frente e se isola num canto, com cara de “me deixa em paz”. E se a gente insistir, aí é que ele fica nervoso! Mas nem por isso a gente chuta um amigo ou bate nele pra ele “aprender uma lição”. Afinal, amigo tem direito a ter dias ruins!
Um bom amigo não trai. Vive fiel, morre fiel. Mesmo que tenha muitos outros amigos. É fiel a cada um. Do seu jeito. Com a sua história de vida única, pessoal.
Amigo — desses que a gente nunca esquece — tem umas fases meio complicadas. Come demais, bebe demais, faz bagunça na casa, dorme e acorda tarde, faz barulho nas horas erradas, tranca a cara para outros amigos nossos por puro ciúme!
Mas fases passam...Não é preciso machucar ou ignorar um amigo só porque ele erra de vez em quando. A gente também erra, e como erra, não é mesmo? Punir, ferir, desprezar não são ações que a gente cometa com um amigo!
Tem amigo que é criança eternamente. Brinca com tudo, não perde o fôlego. Tem outros que reclamam por qualquer coisa, que não são muito simpáticos, que falam demais, que falam de menos, que são sociáveis, ou tímidos, ou desligados, ou observadores.
Um amigo bom de verdade é aquele que olha pra gente e enxerga tudo o que nós somos, tudo mesmo. E depois pensa assim: “Ai como eu te amo desse jeitinho mesmo!”. É cúmplice, é companheiro.
Mas o melhor mesmo de um amigo é a gente saber que ele vai estar conosco até o fim, mesmo que a gente fique surdo, cego, sem coordenação motora.
Amigo não enxerga velhice, ou melhor, se compadece dela!
Amigo protege. Compartilha. Compreende. E não abandona o outro. Até o último suspiro.
Amigo, como diz Milton, “é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito”.
Um cão, também.
Afinal, o cão é o melhor amigo do homem. E sobre isso nós já nos entendemos lá na primeira linha, certo?
Portanto, se você já sabe como tratar um amigo, sabe como tratar um cão...

Para esclarecer melhor, lá vão 20 ações que podem ajudar você a se entender com o seu amigo-cão:

1. Olhe para o seu cão como ele olha para você: sem enxergar nenhum defeito.
2. Dê carinho e deixe que ele lhe dê carinho.
3. Nunca, nunca o maltrate!
4. Mantenha-o limpo e aquecido.
5. Alimente-o e dê-lhe o que beber.
6. Dê-lhe um cantinho que seja só seu.
7. Não o machuque física ou emocionalmente.
8. Entenda os seus momentos de rebeldia.
9. Saiba que a infância e a adolescência são iguais para humanos e cachorros — tenha paciência!
10. Entenda que, às vezes, ele só quer chamar a sua atenção.
11. Dê-lhe atenção.
12. Brinque com ele, passeie com ele.
13. Acalme-o.
14. Perceba se ele ficar doente e cuide dele com médico e remédios.
15. Ensine a ele que as suas ausências de casa (mesmo que sejam muitas e por muitas horas) serão compensadas por retornos cheios de saudade.
16. Se ele fizer bagunça, ou sujar alguma coisa, não bata nele, mas ensine-o a fazer o certo.
17. Entenda que um cão com deficiência é como uma pessoa deficiente — tem limitações, mas continua a ter valor e a sentir como antes.
18. Compreenda que ele sente ciúme de você e perdoe os rosnados e latidos que ele vai dar para quem estiver dividindo com ele o seu carinho e atenção.
19. Compreenda que o latido é a voz do cão — ele vai usar a sua “voz” para contar, pedir, reclamar, se alegrar ou ficar bravo.
20. E, acima de tudo, o mais importante: não trate o seu cão como se fosse um brinquedo que você pode abandonar ou trocar por outro quando ele não estiver mais tão novo, tão saudável ou tão bonito.
Tem gente que não consegue ter um amigo porque acha que amigo é perda de tempo. São pessoas que não conseguem doar, doar-se. Não querem se incomodar, não querem ter paciência, não querem trocar, não querem perder tempo com nada que não seja a sua existência no mundo.
Pois saiba que um cão consegue amar até mesmo uma pessoa assim! Sempre. Muito. Intensamente.
Porque cães sabem dar amor. E ponto final.

14 comentários:

  1. Que lindo! Disse tudo sobre nosso amigo peludo... Este é o meu amigão: http://projetotheo.blogspot.com/
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. texto mais lindo!!

    minha cachorra eh mais do que minha melhor amiga, é a cura de tudo!
    Nada melhor do que vc chegar em ksa do trabalho estressado..e ter alguem feliz ao te ver!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu amei o seu post Cinthia. Obrigada por compartilhá-lo :)

    ResponderExcluir
  4. Karina Florêncio11/11/10 10:26

    Maravilhoso o texto Cinthia! Parabéns! Vou colocar no meu facebook se vc me permite. O amor aos animais é algo das pessoas de Deus. É inconcebível que uma pessoa se julgue Cristã sem ter amor aos animais. E Deus nos gratifica por esse amor. Que Deus abençoe vc e o Augusto abrigo.

    ResponderExcluir
  5. Que São Francisco e Santo Antonio intercedam por você junto a Deus Pai para muita saúde e força nessa sua batalha com os nossos amores... oa animais... Beijos carinhosos e Parabéns Nadir Fernandes

    ResponderExcluir
  6. Cinthia, querida! Lindo demais!!!! Inspiração total, efeito pandorinha rsrsrsrsrs. bjão!!!!
    Simone Ravazzolli

    ResponderExcluir
  7. Lindo! Lindo! Lindo!
    Obrigada por palavras tão lindas!!

    Deus te abençoe!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. amor incondiconal, eterno...
    Ele ama sem pedir nada em troca...simplesmente ama....meigos, doces, maravilhosos...esse bichinhos que foram enviados na terra para ser nossos anjos da guarda....
    Angela Cukurs

    ResponderExcluir
  9. Quando eu chego em casa, quem fica mais feliz é o cachorro, É o unico que vem pulando, vem me beijar e me pede colo... como não amar quem te dá tanto amor? Muito bonito o seu texto!

    ResponderExcluir
  10. Amei!!Já li vários textos que tratam do mesmo assunto, mas esse resume o que nós amantes de cães sentimos e o que dividimos diariamente com nossos "amigos", há 3 meses perdi o meu grande amigo por um erro da sua veterinária e fiquei com um grande vazio em minha casa e minha alma, desde então até que consiga superar a perda divulgo o que posso pra ajudar esses amigos incríveis que necessitam, até que eu possa assumir um novo amigo em minha vida! Lindas palavras..vou divulgar bjs

    ResponderExcluir
  11. Lindo demais!!!!Falou com o fundo da alma...amei e vou copiar, ta? As pessoas precisam guardar isso td no coracao.

    ResponderExcluir
  12. Quanta beleza e sensibilidade reunidas num texto.
    A gente sente que ele foi elaborado com a alma e o coração.
    Obrigada por nos fazer pensar e sentir.

    Katia Tirapani

    ResponderExcluir
  13. Amei o texto, disse TUDO!!! Protejam nossos amiguinhos de quatro patas, são amorosos e fiéis sempreeee... Ame-os!

    ResponderExcluir
  14. Cinthia, vc me fez chorar! De saudade dos meus amigos, da minha familia e do meu Filho Theodoro... Que texto lindo!!

    ResponderExcluir