terça-feira, 31 de maio de 2011

Maurício Mattar, a Globo e a balança infiel

          Li ontem no site do UOL que o ator Maurício Mattar perdeu papel numa novela global porque está acima do peso. Hoje, o mesmo site diz que o ator pediu demissão da emissora.
Não fosse o absurdo da equação distorcida, já que, até onde eu sei, atores foram feitos para interpretar (bem) os papeis que lhes cabem, eu não teria me questionado algumas coisas que incomodam. A mim, pelo menos.
Como é que uma instituição, que tão frontalmente defende em suas novelas a bandeira gay, que tão veementemente fala dos preconceitos sociais, da impunidade na política, da corrupção endêmica do País usa um argumento tão chinfrim como esse para se descartar de um ator? Sobrepeso? Estranho!
“Mas não é só isso”, dirão alguns, “Maurício se meteu com drogas até um tempo atrás”. Ué?! E aquela atriz, loura, que já foi Miss Brasil, também não andava mergulhada em cocaína? Por acaso alguém impediu que ela fizesse novelas? “Mas ela é gostosa”, responderão prontamente os homens, “Ela tem um corpaço e ninguém diz a idade dela”. Bem...Cá entre nós: Maurício também é gostoso, e ninguém diz a idade dele!
Não, não, não, não! Nesse mato tem coelho! Fábio Assunção deixou uma novela no meio porque se internou para reabilitação em drogas e, mesmo assim, recentemente, foi escalado para outra novela, que recusou porque ainda não se sentia bem para voltar a atuar.
Ah, bem, mas é do sobrepeso que se fala aqui, dos pobres homens e mulheres que, na contramão das pregações globais pró-gays e pró-afro-descendentes e pró-politicamente-correto cometem o pecado da gula (um pecadilho delicioso se você não é atriz, nem modelo, nem baliarina, nem patricinha).
Mas será que foi por isso mesmo?
E o Fagundes? Sim, aquele maravilhoso ator chamado Antônio Fagundes, que já preencheu o meu imaginário erótico várias vezes? Aquele de coxas perfeitas, que posou de cueca vermelha uns anos atrás? O mesmo Fagundes que está gordo, inchado, usando um cabelo grande demais e atuando num papelzinho de quinta categoria (que só não é pior porque tem ao lado a diva Camila Pitanga, cuja atuação e elegância ajudam qualquer um a ficar bem na fita). Fato: passou do sobrepeso, não faz plástica e ainda virou galã do horário nobre, com direito a namorada 30 anos mais jovem.
Maurício desagradou a poderosa Globo de alguma outra maneira. Vá saber! Pode ser até que exista mais caroço nesse angu do que o próprio ator revela. Mas que o episódio é uma hipocrisia só, ah, isso é!
E eu, que tenho mais o que fazer e o que escrever, que sou pró-causas, que sou gorda e que nem sou fã do Maurício Mattar, estou aqui encafifada com a história. Pensando...
O que é que vão fazer com o Leandro Hassum e com o Jô Soares?!

Um comentário:

  1. Cinthia,vc tocou numa verdade,pode ser mesmo que o assunto seja outro,porque não tem mesmo lógica o que ele disse, O JÔ, Fagundes,(cuequinha vermelha,que pena que perdi isso).Para alguns artistas é melhor lidar com o preconceito (porque ele ganha adeptos) do que lidar com a perda da fama e não dar mais ibope ,que acho ser o caso.O que os artistas não fazem para aparecer na fita.Como vc escreveu...na globo trabalham tantos gordinhos, não seria o caso dele ser excluido por esse motivo.O que será que realmente aconteceu?
    abraços

    ResponderExcluir